terça-feira, 21 de julho de 2009

de JC ao Ceiroquinho 2008

Porta Carvalha. Sábado 31 de Maio. Início do percurso a pé. Instantes de privilégio! Com certeza, como num jogo de espelhos, para lá...
Decerto, eu posso equivocar-me sobre o que julgo e o que vejo. O que vejo é o absoluto... Ainda no início. Lá para cima o Souto do Brejo, o Casal da Lapa e a envolvente rochosa da Barragem de Sta Luzia.
No vale em V a Central do Esteiro, recebe as águas da Barragem de Sta Luzia, transportadas dentro de uma enorme estrutura metálica cilíndrica montanha abaixo num declive assustador. Do lado direito o caminho percorrido serra acima em direcção ao Brejo e Casal.
Em primeiro plano - Catarina, Manuela Gama da Casa de Janeiro Turismo em Espaço Rural, Casas de Campo-Janeiro de Cima/Fundão e Cândida Monteiro do Jornal RECONQUISTA Castelo Branco, no excelente caminho de terra batida, ainda longe do Souto do Brejo. Lá mais para trás os Homens da GPS.
Do lado esquerdo Souto do Brejo. Do lado direito Casal da Lapa. Tudo parece perto mas ainda tão longe. Por isso se vê mais em instantes de privilégio, de certo modo.
A passar o paredão da Barragem de Sta Luzia.
O caminho a subir até junto da fonte, depois a parte final de forte inclinação antes de atingirmos a casa do guarda.
O grupo fotografado por Carlos Gama quase a atingir a casa do guarda, a 1000 mtr de altitude.
A serra dos Batoucos 1105 mtr do lado direito.
A subida vai terminar, já se avista a casa do guarda.
Vista parcial de duas Turbinas do Parque Eólico de Pampilhosa da Serra, na Serra da Rocha, "traseiras" da casa do guarda.
A casa do guarda.
De trás para a frente. Luís Gama da empresa GPS. No meio: João, sentado na escadaria, Cgama, Cândida e António Gama. Na primeira fila Miguel, Carla e Manuela Gama.

De JC ao Ceiroquinho engloba mais texto dos locais abaixo mencionados, que fizeram parte do Percurso de Janeiro de Cima ao Ceiroquinho efectuado no dia 31 de Maio de 2008, a ser publicado entre os dias 22 e 26 de Julho.

Covo, Vale Covo, Vale Derradeiro. Penedos de Fajão e Ponte de Fajão.

Parque Eólico.

Ceiroquinho. Quinta Amarela de Cima. Quinta Amarela Fundeira. Gestal, Aveleiras e Vale.

Aceiro. O terrível aceiro!

A chegada.

Ceiroquinho.

Fajão. Casas. N.ª Sr.ª da Guia. Restaurante Juiz de Fajão: almoço.
Visita ao Museu Monsenhor A. Nunes Pereira.

1 comentário:

  1. Até que enfim um blog em condições. O problema para 2010 é que com tanta publicidade à caminhada, não vão chegar os lugares no restaurante :(... Grande CAMANÉ!!

    ResponderEliminar