A Capela da Senhora da Guia - Fajão, data de 1968. A capela anterior era do século XIX, mas ruiu. A nova capela foi construída um pouco mais acima da antiga.
Aldeias Históricas de Portugal,vol.8 pp152.
Aldeias Históricas de Portugal,vol.8 pp152.
Vê-se lá ao fundo a estrada que liga a Ponte de Fajão às Gralhas e ao Alto da Castanheira 1071 mtr
Festa de Nossa Senhora da Guia - Fajão
Chaminé da antiga padaria.
A Serra do Vale Grande e a povoação do Ribeiro.
Casa do Senhor Augusto das Neves.
Por baixo funcionou outrora uma padaria.
"Fajão recebe-nos com a hospitalidade das suas gentes e com a beleza surpreendente das suas casas. Cada uma tem uma história feita de pequenos pormenores e de configurações inovadoras que respeitam e elogiam as linhas tradicionais. É preciso andar devagar e apreciar o namoro entre o xisto e as madeiras de portas e janelas, ou reparar como a cor das paredes parece iluminar todas as ruas por dentro, e que todas elas nos guiam para a luz dos espaços mais amplos. No exterior destacam-se os telhados em lousa e as carpintarias de linhas sóbrias. As janelas de vidro inteiro e duplo, com portadas interiores, conferem leveza a toda a estrutura dos edifícios. As portas, encimadas por padieiras em madeira, apresentam em alguns casos um tradicional postigo de vidro. Aqui e ali, algumas paredes rebocadas e pintadas de amarelo-torrado alegram a vila com um colorido pontual. Aprecie as aldrabas, os postigos e cercas, as cimalhas e as paredes curvas, as fontes ou as varandas."
Na terra dos "Contos de Fajão"
Casario em Fajão.
Candeeiro e Chafariz na Estrada de Nossa Senhora da Guia. A Escola, O lavadouro e o Lombo do Sobrado.
Centro Cultural.
"A Prisão". Praça Dr. José Maria Cardoso (Regionalista Fajaense)
A Casa da Moita
A Casa da da Moita situa-se em Fajão, uma antiga aldeia do concelho de Pampilhosa da Serra, encaixada numa pitoresca concha da Serra do Açor, alcandorada sobre o rio Ceira, perto da sua nascente, entre altos e gigantescos penedos de quartzito, cuja configuração faz lembrar antigos castelos naturais.
Sem comentários:
Enviar um comentário